Educação Infantil

O cuidar e o educar caminham juntos, bem como o aprender e o brincar. Aprender brincando. Crescer seguro.

É brincando que desenvolvemos a criatividade e segurança para desbravarmos o mundo. Ativos em seu processo de aprendizagem, nossos estudantes têm voz. São questionadores e, desde muito cedo, são incentivados a opinar, dialogar, construir e compartilhar saberes.

No CAMB, aprender precisa ser prazeroso e ter significado. Precisa dialogar e, assim, ser um exercício de construção, não mera imposição, exposição ou memorização. Projetos possibilitam a construção, integração e relacionamento de conhecimentos, bem como estimulam o desenvolvimento de competências essenciais, como trabalho em equipe, cooperação, protagonismo e pensamento crítico.

Despertar a curiosidade, dar asas à imaginação, aprender brincando e começar a jornada!

  • Não temos berçário: atendemos crianças a partir de 1 ano e 2 meses
    – Importante: as crianças precisam já estar andando para, assim, explorarem todos os desafios de nossa rotina diária
  • Grupos pequenos, com número limitado por sala
  • Três educadores por sala nas séries iniciais da Educação Infantil (Mini e Maternal I) 
  • A partir do Maternal II, temos dois educadores por sala

Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano

Mais que ensinar, estamos comprometidos com a aprendizagem de nossos estudantes. Entendemos o apredizado como um processo, no qual o estudante é o grande agente de seu desenvolvimento

O conteúdo precisa dialogar com os estudantes, precisa ter significado.

 Os objetivos das atividades são expostos de forma clara,
permitindo a compreensão e incentivando à relação entre
conhecimentos prévios adquiridos e o mundo que os cerca.

Encontrar as pistas e utilizar o conhecimento para traçar o caminho.

  • Máximo de 25 estudantes por grupo
  • Currículo contextualizado, que dialoga com os estudantes
    Interdisciplinaridade como ponto chave
  • Múltiplas dinâmicas de aula, dentro e fora da sala. Alunos sentam em duplas, trios, círculos e de tantas outras formas que promovem a colaboração e o compartilhamento de saberes
  • 3 aulas de inglês por semana – certificação Cambridge a partir do 5º ano
  • Arte como forma de expressão e dada de forma integrada: artes visuais, música, dança e teatro
  • Socioemocional: projetos contínuos que promovem espaços seguros de fala e escuta – a partir do 4º ano encontro semanal na grade (parceria LIV [link para:https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/programa/])
  • O parque de areia é usado até o 3º ano (criança tem que brincar!)
  • Estudos do meio: saídas externas – a partir do 2º ano: viagem de estudos 
  • Multiplicidade de recursos disponíveis ao aprendizado

Também nesta faixa etária, começamos a perceber os diferentes
tempos de aprendizagem dos alunos. Sendo assim, contemplamos
no nosso currículo o desenvolvimento das habilidades bem como o
acompanhamento do processo individual de cada um , para atuar
de modo mais assertivo. Entendemos a escola como um ambiente
coletivo, onde todos podem aprender com as diferenças.

Nesta etapa do desenvolvimento, vemos as crianças interessadas
em promover descobertas. Por isso, valorizamos os estudos do
meio, momentos onde os alunos podem estudar, conhecer, pesquisar e compreender na prática, in loco. Estes estudos que podem ter
duração de algumas horas e também de alguns dias, como é o caso
dos acantonamentos, também favorecem a formação de vínculos
entre os alunos e educadores e o desenvolvimento da autonomia.

Ensino Fundamental II – 6° ao 9° ano

Espaço para aprender a conviver coletivamente, a Escola é um lugar para os jovens cidadãos em formação argumentarem, compartilharem e confrontarem diferentes pontos de vista e de aprenderem mais sobre si mesmos e sobre os outros e sobre o mundo em que estamos.

Aplicar o conhecimento, identificar possibilidades e fazer escolhas, boas escolhas

  • Máximo de 28 estudantes por grupo
  • 2 professores por grupo: professor especialista da área de conhecimento e o professor auxiliar
    Nas aulas de educação física e inglês, contamos também com o professor auxiliar especialista
  • 4 aulas de inglês por semana – sendo 1 delas PBL em parceria com a Cultura Inglesa. Estudantes fazem exame de certificação Cambridge nos 5º, 7º e 9º anos
  • Aulas curriculares no período da manhã (das 7h30 às 13h), 1 tarde obrigatória (das 14h às 18h) e 3 outras tardes (das 14h às 16h) com oficinas eletivas e acompanhamento de estudos
    – Tarde obrigatória: Trilha de conhecimento, Socioemocional e Inglês PBL
    – Oficinas eletivas: Responsabilidade Social, Monitoria, Teatro, Fotografia, Desenho, Esporte e Aprofundamento de Matemática
  • Interdisciplinaridade: aprendizado em contexto, com diversas áreas de conhecimento integradas em torno de um projeto único
  • Currículo dialoga com os estudantes
  • Saídas e Viagens de estudos do meio
  • O aprendizado não está limitado à sala de aula
  • Pluralidade de recursos e materiais ofertados diariamente
  • Oportuniza um currículo multicultural mais abrangente, o aprofundamento no desenvolvimento de competências socioemocionais e a ampliação do repertório dos alunos, por meio de oficinas e vivências culturais, artísticas e esportivas
  • As Oficinas eletivas, além de ampliarem o repertório multicultural, oportunizam a prática da escolha e, sobretudo, a autonomia da escolha
  • Oferece uma ampliação do tempo na Escola, no período da tarde, para a participação em oficinas eletivas, bem como plantões de dúvidas, encontros de aprofundamento
  • Promove a ampliação de vínculos e interação com estudantes de outras séries – alunos reunidos por grupos de interesse (eletivas)

1 dia obrigatório: Trilhas de Conhecimento, P.O.D.E. (Programa de Orientação e Desenvolvimento Educacional) e Orientação de Estudos

3 dias optativos: Participação em oficinas aprofundamento curricular e eletivas esportivas, artísticas, culturais e de empreendedorismo social