Educação Infantil

O cuidar e o educar caminham juntos, bem como o aprender e o brincar. Aprender brincando. Crescer seguro.

É brincando que desenvolvemos a criatividade e segurança para desbravarmos o mundo. Ativos em seu processo de aprendizagem, nossos estudantes têm voz. São questionadores e, desde muito cedo, são incentivados a opinar, dialogar, construir e compartilhar saberes.

No CAMB, aprender precisa ser prazeroso e ter significado. Precisa dialogar e, assim, ser um exercício de construção, não mera imposição, exposição ou memorização. Projetos possibilitam a construção, integração e relacionamento de conhecimentos, bem como estimulam o desenvolvimento de competências essenciais, como trabalho em equipe, cooperação, protagonismo e pensamento crítico.

Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano

Mais que ensinar, estamos comprometidos com a aprendizagem de nossos estudantes. Entendemos o apredizado como um processo, no qual o estudante é o grande agente de seu desenvolvimento

O conteúdo precisa dialogar com os estudantes, precisa ter significado.

 Os objetivos das atividades são expostos de forma clara,
permitindo a compreensão e incentivando à relação entre
conhecimentos prévios adquiridos e o mundo que os cerca.

Também nesta faixa etária, começamos a perceber os diferentes
tempos de aprendizagem dos alunos. Sendo assim, comtemplamos
no nosso currículo o desenvolvimento das habilidades bem como o
acompanhamento do processo individual de cada um , para atuar
de modo mais assertivo. Entendemos a escola como um ambiente
coletivo, onde todos podem aprender com as diferenças.

Nesta etapa do desenvolvimento, vemos as crianças interessadas
em promover descobertas. Por isso, valorizamos os estudos do
meio, momentos onde os alunos podem estudar, conhecer, pesquisar e compreender na prática, in loco. Estes estudos que podem ter
duração de algumas horas e também de alguns dias, como é o caso
dos acantonamentos, também favorecem a formação de vínculos
entre os alunos e educadores e o desenvolvimento da autonomia.

Ensino Fundamental II – 6° ao 9° ano

Espaço para aprender a conviver coletivamente, a Escola é um lugar para os jovens cidadãos em formação argumentarem, compartilharem e confrontarem diferentes pontos de vista e de aprenderem mais sobre si mesmos e sobre os outros e sobre o mundo em que estamos.

  • Oportuniza um currículo multicultural mais abrangente, o aprofundamento no desenvolvimento de competências socioemocionais e a ampliação do repertório dos alunos, por meio de oficinas e vivências culturais, artísticas e esportivas
  • As Oficinas eletivas, além de ampliarem o repertório multicultural, oportunizam a prática da escolha e, sobretudo, a autonomia da escolha
  • Oferece uma ampliação do tempo na Escola, no período da tarde, para a participação em oficinas eletivas, bem como plantões de dúvidas, encontros de aprofundamento
  • Promove a ampliação de vínculos e interação com estudantes de outras séries – alunos reunidos por grupos de interesse (eletivas)

1 dia obrigatório: Trilhas de Conhecimento, P.O.D.E. (Programa de Orientação e Desenvolvimento Educacional) e Orientação de Estudos

3 dias optativos: Participação em oficinas aprofundamento curricular e eletivas esportivas, artísticas, culturais e de empreendedorismo social